segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Glaucoma
distúrbio que provoca perda da visão

  

   Nos países desenvolvidos, o glaucoma representa uma das três maiores causas de cegueira, juntamente com a retinopatia diabética e a DMI. Estima-se que o glaucoma afete entre 70 e 80 milhões de pessoas, sendo que dois terços correspondem a glaucomas de ângulo aberto. Na Europa, o glaucoma atinge cerca de 5% da população com mais de 65 anos e perto de 10% dos europeus, com mais de 40 anos, encontram-se em risco de vir a desenvolver a doença.



Os intervalos recomendados para exames ao globo ocular olho são:

  • Pressão ocular anormalmente alta;
  • Mais de 45 anos;
  • Histórico familiar de glaucoma;
  • Ascendência africana ou asiática;
  • Diabetes;
  • Miopia elevada;
  • Histórico de uso freqüente e prolongado de esteróides ou cortisona; Alguma lesão ocular prévia



TRATAMENTO


   A abordagem geral é que apesar dos danos do nervo e a perda visual do Glaucoma não possam geralmente ser invertidos, é uma doença que pode ser geralmente controlada. Isto é, o tratamento pode normalizar pressão intra-ocular e consequentemente, impedir ou retardar danos adicionais ao nervo e perda visual. O tratamento pode envolver o uso de gotas nos olhos, laser, ou cirurgia. Regra geral, as gotas nos olhos são usadas primeiramente para tratar a maioria dos casos de Glaucoma de ângulo aberto. Um ou o mais tipo de gotas pode ter que ser utilizado e realizados vários exames até conseguir baixar a pressão intra-ocular. As gotas atuam reduzindo a produção do líquido humor aquoso ou aumentando a drenagem do líquido ocular. Hoje em dia, o diagnóstico precoce do glaucoma é auxiliado por aparelhos sofisticados, que calculam o número de fibras nervosas perdidas nos vários setores do nervo óptico. Assim explica a doença é detectada antes de qualquer sintoma.



    O Programa Nova Forma aborda esse e outros assuntos para exclarecer duvidas de nossos telespectadores, continue mandando perguntas para nosso email novaforma@tvnova.tv.br

Obrigada!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário